Sugestões de Livro

ALTERIDADE, CULTURAS & TRADIÇÕES: Atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental



Autores: EDILE MARIA FRACARO RODRIGUES, EMERLI SCHLÖGL E SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA
Coleção: COLEÇÃO OFICINAS APRENDER FAZENDO
Cortez Editora
Preço Normal: R$ 18,00
Preço Promocional:
R$ 14,40

Sinopse
Este livro contém atividades para o Ensino Religioso, procurando abranger os nove anos do ensino fundamental a fim de subsidiar o trabalho do professor que atua nessa área do conhecimento. Tais sugestões de atividades são resultados da atuação dos autores na sala de aula e na formação docente na perspectiva do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que busca a valorização da diversidade cultural religiosa brasileira tal como previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. Seus objetivos são valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira e facilitar a compreensão das formas que exprimem o transcendente na superação da finitude humana e determinam, de modo subjacente, o processo histórico da humanidade.

Fonte: http://www.lojacortezeditora.com.br/educacao/colecao-oficinas-aprender-fazendo/cortez-9.html

A Viagem de Théo: Romance das Religiões  

  • Editora: Companhia das Letras
  • Autor: CATHERINE CLEMENT
  • ISBN: 8571648190
  • Origem: Nacional
  • Ano: 1998
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 632 
Sinopse:
Por que milhões de pessoas acreditam em Deus? Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? De perguntas assim surgiu A viagem de Théo, um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.
Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade - jovens e adultos encontram neste livro um patrimônio pessoal para a vida toda.
Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/66245/viagem+de+theo:+romance+das+religioes,+a#A1