quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Disciplina de Ensino Religioso

Gostaria de introduzir as postagens deste blog trazendo um resumo dos objetivos e metas que a Proposta Curricular de Santa Catarina apresenta para a disciplina de Ensino Religioso:

A implementação da disciplina de Ensino Religioso “trata de oferecer ao educando a possibilidade de perceber a transcendência da sua existência e de como isso confere nova dimensão ao seu ser, nele imprimindo uma marca diferenciada para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na solidariedade, na defesa e na promoção integral da vida.

A disciplina do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, em particular na realidade catarinense, facilita a compreensão das formas que se expressa o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam, subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:

a) “proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno  religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;

b) subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, para desenvolver-se em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado;

c) analisar o papel das Tradições Religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais e econômicas;

d) facilitar a compreensão do significado das afirmações e das verdades de fé das Tradições Religiosas;

e) refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência da vivência no fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;

f) possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de
estruturas religiosas”(PCNER, 1997,p.30 e 31).



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